05 - Ficha Catalográfica

A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos. Descreve de forma detalhada as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, em conformidade com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

O Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA disponibiliza para sua comodidade e rapidez um Modelo de Ficha Catalográfica através do serviço do serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica online. Esse sistema é voltado para  a comunidade acadêmica da UFBA onde é possível confeccionar a ficha e imprimir. É importante salientar que se trata de um modelo que não contém campos específicos (CUTTER/CDD/CDU) que são atribuídos pelo Bibliotecário. Esta ficha será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários da ferramenta, os quais terão total responsabilidade sobre as informações apresentadas no elemento.

A ficha catalográfica será gerada em um arquivo PDF, disponível para download e/ou impressão, e deve constar no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos defendidos na UFBA; na versão eletrônica, ela está localizada logo após a folha de rosto. Para confecção acesse o endereço.

Instruções para preenchimento do formulário
  • Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.
    • Nome Autor: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
    • Sobrenome: digite seu último sobrenome.
  • Título do trabalho:
    • Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos.
    • Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
  • Tipo de trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido.
    • Selecione Tese quando for concluído o doutorado / Dissertação quando for concluído o mestrado / TCC quando for concluído a graduação.
    • Para outros tipos de trabalhos, por exemplo: projeto de intervenção, intervenção artísticas, projetos urbanísticos/arquitetônicos e/ou outros utilize a opção Outros e especifique o tipo.
  • Nome do orientador / co-orientador:
    • Atenção: assinale a caixa "orientadora" "co-orientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
  • Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.

• Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa);

• Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.

Os assuntos devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.

Recomenda-se para preenchimento das palavras-chave a consulta aos termos de assuntos disponíveis no site da Biblioteca Nacional.