07 - Treinamentos

Os treinamentos têm por finalidade capacitar a comunidade universitária para usar de forma adequada e eficiente a biblioteca e os recursos de informação disponíveis na UFBA.

Para solicitá-los basta dirigir-se ao setor responsável na biblioteca ou encaminhar e-mail solicitando agendamento, para: bieng@ufba.br e aguardar o retorno da equipe responsável.

Visita Orientada (aos calouros):

É um serviço oferecido apenas para a comunidade acadêmica da UFBA e objetiva fornecer informações gerais sobre o sistema de bibliotecas. Apresentando a biblioteca, seus setores, serviços e regulamento. Além de orientar os usuários quanto ao uso do acervo, desde como localizar um livro na estante a dicas de como preservar o acervo.

Palestra sobre o SIBI, o Sistema Pergamum e o Repositório Institucional da UFBA:

Busca apresentar o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia, assim como, sua base de dados bibliográfica (Pergamum) e o Repositório Institucional (RI) que reuni num único local virtual a produção acadêmica (científica, artística, cultural, tecnológica, de inovação, didática e instrucional) da Universidade.

Capacitação para o uso de bases de dados nacionais e internacionais (Portal CAPES):

O treinamento do Portal de Periódicos da Capes objetiva apresentar fontes de informação disponíveis em meio eletrônico e tem como principal finalidade auxiliar a comunidade acadêmica no processo de recuperação da informação e no acesso as bases de dados digitais.
  • Regras:
    1. Este procedimento trata-se de uma pré-agenda sujeito a disponibilidade de dia e horário;
    2. O agendamento deve ser feito no mínimo com 7 (sete) dias de antecedência;
    3. O treinamento será ministrado para um grupo de usuários;
    4. Será enviado um e-mail confirmando ou sugerindo outra data para o treinamento.
Orientação para o uso das normas da ABNT:
  1. Normatização do trabalho acadêmico;
  2. Citações e Referências.