O que é Colação de Grau
É o ato solene de outorga de grau ao aluno que cumpriu com sucesso todos requisitos exigidos por seu curso superior. No caso da Escola Politécnica, de acordo com o curso do aluno, há possibilidade de outorga de grau em uma das titulações a seguir por vez: Engenheiro Civil, Engenheiro de Minas, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Computação, Engenheiro de Controle e Automação, Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo ou Tecnólogo em Transporte Terrestre.
Há dois tipos de colação de grau: com ou sem festividade.
A colação de grau com festividade é aquela organizada pela comissão de formatura de alunos, geralmente com apoio de empresa contratada especificamente para organizar a infraestrutura da solenidade e da festividade. A Escola Politécnica participa com a presença da Diretoria, que preside a sessão solene, e da coordenação do curso, que confere o grau aos alunos; alguns outros docentes e servidores/funcionários também participam como paraninfo, patrono e homenageados.
Na colação de grau sem festividade, toda organização é feita pela Escola Politécnica.
Dentro destas categorias, as colações podem ainda ser dentro do prazo, quando realizadas dentro do calendário estipulado pela UFBA, ou fora do prazo, quando fora do prazo estipulado por este calendário.
A participação do formando na colação de grau, pessoalmente ou através de procurador devidamente constituído, é imprescindível. Sem isto não há possibilidade da conferência de grau e, consequentemente, não poderá o formando ser considerado graduado.
Colação de grau por procuração
O formando que não puder comparecer pessoalmente à solenidade de colação de grau, deverá nomear um procurador para representá-lo.
Poderá ser utilizada a procuração simples da UFBA, cujo modelo encontra-se no site da Superintendência Acadêmica – SUPAC https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno, devendo o referido documento ser apresentado em via original assinada pelo formando, acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade de formando, cópia e original do documento de identidade do procurador. A autenticação do documento de identificação do formando pode ser feita por um servidor da Escola Politécnica.
Não serão aceitas cópias de procuração ou arquivos digitais.
Pocedimentos que antecipam a colação de grau
Dentro do prazo estipulado no calendário UFBA serão fixadas nos murais dos respectivos colegiados as listas contendo os nomes dos prováveis concluintes do semestre em curso. O aluno que se considerar concluinte e cujo nome não estiver listado entre os concluintes deverá procurar a coordenação do colegiado do seu curso para informar-se sobre o motivo.
O formando deve verificar em seu histórico se constam todas as notas ou conceitos das disciplinas, bem como se a carga horária exigida para disciplinas optativas foi cumprida. Para os cursos que exigem atividades complementares, o cumprimento destas horas também deve ser observado. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenação do curso ao qual o formando está vinculado.
Para a emissão do diploma, o formando deverá realizar a solicitação num prazo máximo de 30 (trinta) dias antes. Para realizá-la, o formando deverá preencher o formulário específico disponível no CIAE, localizado no 5º (quinto) andar da Escola Politécnica, devendo juntar, no ato, cópia do seu documento de identidade.
A liberação do aluno para colação de grau é realizada pelo Núcleo de Integralização Curricular – NIC, setor vinculado à SUPAC.
Os diplomas são emitidos pelo Núcleo de Expedição de Diplomas e Certificados - NEDIC e estarão disponíveis para entrega aos graduados num prazo de até 30 (trinta) dias.
Os formandos devem manter atualizados seus e-mails tendo em vista que é por este meio que toda comunicação relativa à solenidade de colação de grau é encaminhada.