Alto contraste

  • White/Black
  • Yellow/Blue
  • Padrão

Tamanho da fonte

-A A +A

Doutorado em Engenharia Civil (Construção Civil e Materiais)

O Doutorado em Engenharia Civil (Construção Civil e Materiais) faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC), reconhecido pela CAPES com CONCEITO 4, tem como objetivo de efetuar pesquisas de ponta, qualificando professores, pesquisadores e profissionais. 

Área de Concentração: Construção Civil e Materiais

Especificamente, a área de Construção e Materiais envolve a pesquisa e o desenvolvimento de materiais e processos associados à construção civil, proporcionando maior qualidade e menor impacto ambiental, além de novas formas de avaliação do desempenho das construções, seus componentes e materiais.

Compreende as linhas de pesquisa em Tecnologia e Gestão das Construções e Materiais de Construção, conforme a seguir.

1. Tecnologia e Gestão da Construção

São temas relacionados a tecnologia da construção: avaliação de desempenho de processos construtivos e inovadores, avaliação do ciclo de vida das edificações, desempenho de construções de madeiras, polímeros sintéticos e fibras vegetais aplicados a construção civil. 

São temas em gestão das construções a concepção e implantação de sistemas de medição de desempenho nos diversos processos gerenciais, construtivos e ambientais de empresas e obras, o aprimoramento e o desenvolvimento de modelos e métodos para a melhoria da gestão integrada de empresas e obras, incluindo os processos de planejamento e controle de obras, custos, segurança e qualidade, tendo como referencial teórico a produção enxuta, proposição de modelos e métodos para melhoria da gestão sustentável na construção, com enfoque em canteiros sustentáveis, e a adoção de tecnologia da informação e comunicação como o uso de BIM e de Veículos Aéreos Não Tripulados, para suporte para a melhoria da gestão de produtos e processos da construção.

 

2. Materiais de Construção

São temas desta linha as três classes de materiais (cerâmicos, poliméricos – fibras vegetais, madeiras e polímeros sintéticos, metálicos), além de seus compósitos, são avaliadas quanto à aplicação na construção civil, considerando o comportamento químico, físico e mecânico, contribuindo para o aumento do desempenho das construções. As dimensões social, ambiental e econômicas do ciclo de vida dos materiais são consideradas com ênfase na pesquisa de materiais regionais, duráveis, provenientes de fontes renováveis, de reuso ou, reciclados e; de baixo impacto ambiental. São desenvolvidos, ainda, novos materiais, com reaproveitamento de resíduos sólidos industriais (RSI) e de construção e demolição (RCD). A linha de pesquisa aborda, também, questões relacionadas ao desenvolvimento de técnicas de caracterização reológica adequadas a suspensões concentradas heterogêneas, como os materiais cimentícios tais como pasta, argamassa e concreto.

Duração média: 4 anos

Coordenador: Prof. Dayana Bastos Costa

Vice-coordenador: Prof. Daniel Veras Ribeiro

E-mail: ppec@ufba.br

Tel: 3283-9880

Site: http://www.ppec.ufba.br/site/