Perguntas Frequentes

 

 

O UFBA CARD destina-se a todos que possuem vínculos definidos com a Universidade, como: professores, técnico-administrativos, estudantes, pesquisadores, estagiários, bolsistas de projetos, residentes, visitantes e terceirizados. Aos usuários frequentes de serviços da UFBA serão emitidos cartões temporários, quando pertinente, não sendo obrigatória, mas sim desejável a utilização do cartão para estar e conviver na UFBA.
Os servidores permanentes e estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu podem solicitar diretamente na Web, quando precisarão fornecer uma foto atual e validar os dados a serem impressos. Os demais usuários, devem dirigir-se à sua Unidade de vínculo.
O uso do cartão não é obrigatório. Você pode ou não solicitá-lo. Mas, paulatinamente, o cartão tornará mais ágil a utilização de serviços, por exemplo, nos RUs e Bibliotecas.

Maiores informações em: www.ufbacard.ufba.br

 

Sim. A Escola Politécnica possui um Laboratório de Análise de Água. 
Maiores informações: 3283-9789

Para criar uma conta de e-mail institucional da UFBA é necessário acessar o site da STI e realizar o cadastro.

Clique aqui e acesse o formulário de cadastramento.

O Processo Seletivo para Vagas Residuais é destinado a alunos da própria UFBA, de outras instituições de ensino  superior, públicas ou particulares, e a portadores de diploma de nível superior que queiram fazer um curso de graduação na UFBA. 
 

Clique aqui para obter maiores informações e acessar os editais.

Na UFBA, funciona o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares (SMURB), que fica situado na Rua Caetano Moura, 99, Federação. O SMURB é o órgão pericial da UFBA e o centro de atenção primária e secundária à saúde. Ele presta serviços à comunidade acadêmica (estudantes, funcionários e professores) e a sociedade em geral.

1) Atendimento Médico: clínica geral, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, saúde computacional, etc.

2) Atendimento Odontológico

3) Atendimento Psicológico

4) Atendimento de Enfermagem

5) Atendimento Nutricional

6) Atendimento Fisioterápico

7) Atendimento de Serviço Social

Para mais informações, acesse o site http://www.smurb.ufba.br/

A forma mais recomendada para se locomover entre locais de aulas próximos é a pé.

Para distâncias maiores, tem o BUZUFBA, que é um serviço gratuito para todos(as) os(as) estudantes da Universidade. É necessário comprovante de matrícula para ter acesso ao serviço. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e, aos sábados, das 6h30 às 13h.

Os micro ônibus não circulam nos domingos e feriados e o intervalo médio entre cada viagem é de 30 minutos.

Atenção: não é recomendado esperar pelo Buzufba, caso você tenha pressa. Por exemplo: além do tempo de espera pelo Buzufba, do PAF para Politécnica, o itinerário padrão pode demorar 40 minutos, ou seja, subir pela escada que liga o PAF à Politécnica é uma forma muito mais rápida (porém, cansativa).

Atualmente, existem 6 linhas em circulação, conforme apresentado a seguir..

Segue seus itinerários:

Para maiores informações, acesse o link: https://proad.ufba.br/sites/proad.ufba.br/files/buzufba_-_roteiro_e_horarios_0.pdf

Será permitida a inscrição em componentes curriculares a alunos e ex-alunos de curso superior de outras instituições nacionais ou estrangeiras, que deseje realizar estudos específicos, condicionada à existência de vagas. O estudante que efetivar inscrição em componentes curriculares será denominado de Aluno Especial. O aluno especial só poderá se inscrever em até um total de seis (06) componentes curriculares na graduação e até um total de quatro (04) componentes curriculares na pós-graduação respeitando o limite máximo de dois (02) componentes curriculares por semestre.

Para maiores informações, acesse o link: https://supac.ufba.br/selecao-para-aluno-especial

Sim, de acordo com a Portaria nº 255, de 20 de dezembro de 1990 e a Portaria n° 092, de 23 de setembro de 2011, que aprova o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)o aluno pode receber sua prova após o registro das notas.

O benefício da MEIA PASSAGEM ESTUDANTIL veio proporcionar aos estudantes de Salvador o desconto de 50% (cinquenta por cento) no pagamento da passagem de ônibus no Município. Este benefício está disponível para os alunos matriculados em Instituições Públicas ou Privadas de ensino fundamental, médio, superior, cursos de mestrado e doutorado, cadastradas junto ao SalvadorCARD e, que estejam frequentando regularmente as aulas. O cartão deve ser feito no Posto de Serviço SalvadorCARD no Comércio, no dia e horário, previamente, agendados.

 

Saiba como proceder para realizar o cadastramento para emissão da 1ª via do Cartão (de acordo com o site do SalvadorCard):

1) O estudante solicita na secretaria de sua Instituição de Ensino (PROAE - Pró Reitoria de Assistência Estudantil, próximo ao Instituto de Matemática) o envio de seus dados.
2) A Instituição de Ensino envia as informações do estudante ao SalvadorCARD.
3) O estudante efetua o seu agendamento de data e horário através do próprio site do SalvadorCard.
4) O estudante comparece ao Posto de Serviço SalvadorCARD, no Comércio, no dia e horário, previamente, agendados, munido de documento de identificação original, comprovante de matrícula assinado e o valor correspondente a 12 (doze) tarifas vigentes de ônibus.

 

Maiores informações, no site: http://www.salvadorcard.com.br

 

 

A Carteira do Estudante ou "Carteirinha Estudantil" prevista em lei (Lei 12.933/2013 - Lei da Meia-Entrada), é uma carteira de identificação estudantil (CIE) que garante o seu direito a meia-entrada em shows, cinemas, teatros e eventos artísticos, culturais e esportivos.
Todo estudante, devidamente matriculado em uma instituição educacional (pública ou privada), de qualquer nível de ensino (fundamental, médio, técnico-profissionalizante, superior (graduação), e pós-graduação) pode e deve fazer a sua Carteirinha Estudantil!

O site da UNE - União Nacional dos Estudantes, é um dos locais onde o estudante poderá solicitar a sua carteirinha.

 

 

Os processos de revalidação de diplomas de graduação e de reconhecimento de títulos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), serão instaurados, exclusivamente, mediante requerimento do interessado junto à Plataforma Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/), a qualquer data, conforme estabelece a Resolução nº 04/2018 - CAE.

Para maiores informações, acesse o link: https://supac.ufba.br/revalidacao-de-diplomas

A Coordenação de Gestão Administrativa (CGA) é um órgão da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), responsável pela análise, elaboração e acompanhamento de todos processos relativos aos contratos administrativos da Universidade Federal da Bahia.
Esta coordenação também engloba os núcleos de Transportes (NTRANS) e Logística.

O Formulário de Solicitação de Transportes está disponível para download em: https://proad.ufba.br/cga/formularios

Sim, desde que sejam respeitados os prazos de antecedência para o agendamento e/ou alteração do(s) período(s) de férias.

O prazo máximo para solicitação de férias será até a data de fechamento da Folha de Pagamento do mês que antecede a data de início do mês das férias, por exemplo, se o servidor desejar marcar suas férias para o mês de março (independente do dia), deverá fazer a solicitação até o dia 15/02/2019 - dia do fechamento de folha de fevereiro.