Hidrogênio Verde, Ciência de Dados e Sociedade

Hidrogênio Verde, Ciência de Dados e Sociedade

O grupo Gamma/UFBA realiza, ao longo desse mês de janeiro, o projeto de imersão Hidrogênio Verde, Ciência de Dados e Sociedade, através do Programa Futuras Cientistas (projeto do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE). Por meio de encontros online e presenciais, já foram realizadas atividades com profissionais da área de engenharia e tecnologia ligados ao setor de energia, a fim de refletir acerca de temáticas que abordam: energia limpa, renovável e sustentável, sempre com o olhar voltado às dimensões sociais sobre a condição da nossa matriz energética.

Além dos encontros, as futuras cientistas fizeram uma visita guiada por vários experimentos no Museu de Energia (Centro de Eficiência Energética da Coelba), realizaram experimentos didáticos sobre eletrólise alcalina e ácida - em cooperação com o Laboratório de Energia e Gás (LEN/UFBA) e Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis do Estado da Bahia (INCITERE) - e trabalharam habilidades em análise de dados no setor de energia (dados da ANEEL e EPE)  por meio de linguagem de programação Python. A imersão vivenciada pelas futuras cientistas, oriundas de escola pública da cidade de Irará-Ba, contará também com  atividades ligadas a protagonismos racial e e de gênero e projeto de vida. Essa ação conta ainda com a cooperação Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que promoverá um debate e dinâmicas sobre  os impactos ambientais e sociais de diferentes fontes de energia. Para conhecer mais sobre os temas, monitores e programação completa, acesse o link: https://lnkd.in/daCimaE8.