Matrícula 2021-1

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA A MATRÍCULA 2021-1

 

Publicação dos critérios de escalonamento: de acordo com cronograma divulgado.

Publicação do guia de matrícula na Web: até 25/01/2021.

Período de solicitações de matrícula na Web pelo estudante: de 05 a 10/02/2021.

Consulta do resultado da matrícula na Web pelo estudante: 12/02/2021.

Matrícula REMOTA: de acordo com cronograma divulgado.

Período de ajuste (para quem participou da matrícula web e/ou presencial): de acordo com cronograma divulgado.

Início das aulas (2021.1): 22/02/2021.

 

Calendário Acadêmico 2021.1 (em breve)

Agenda Acadêmica 2021.1

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA WEB

 

O acesso às solicitações de matrícula na web deve ser feito pelo endereço: www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso. O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:

  • Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.
  • Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br

 

Antes de fazer a solicitação:

Será necessário informar se você for portador de necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.

Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente  - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.

 

 

MATRÍCULA REMOTA E AJUSTE DE MATRÍCULA- SEMESTRE 2021-1

 

 

Cronograma

 

Inclusão Solicitação Resultado
Regular 15 e 16/02 até 21/02
Ajuste 22/02 até 22/03

 

  Solicitação Resultado
Exclusão 15/02 a 21/03 até 22/03

 

Atenção!!

A demanda extra cadastrada na WEB será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.

 

Procedimento para Solicitação de Inclusão e/ou Exclusão de Disciplina(s)

 

As solicitações serão feitas SOMENTE pelo formulário do Google, cujo link será disponibilizado na página da Escola Politécnica.                                                                         As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula.

Lembrando que para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA!

Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer.

 

Formulário de inclusão

 

             a)      Permite a solicitação de inclusão de até cinco (5) turmas/disciplinas.

 b)      É necessário indicar código da disciplina e turma (caso não saiba o código e a turma acesse o guia de matrícula disponível na página da SUPAC)                                 https://supac.ufba.br/guia-matricula-graduacao

 c)      A ordem da solicitação indica a prioridade da disciplina/turma.

 d)      A solicitação pode ser editada enquanto estiver aberto o formulário Google (conforme cronograma acima).

 e)      Quando não existir vaga na(s) turma/disciplina(s) solicitada(s) o estudante será colocado em lista de espera (registro interno do Colegiado). Havendo choque de horário, a disciplina em lista de espera terá prioridade sobre aquela que o estudante já se inscreveu. 

 

Período Regular: serão aceitas apenas solicitações de inscrição em disciplinas/turmas constantes do Guia de Matrícula do respectivo curso do estudante.

Período de Ajuste (lixão): podem ser solicitadas quaisquer disciplinas e/ou turmas.

 

Formulário de exclusão

 

a)      Permite a solicitação de exclusão de até seis disciplinas.

b)      É necessário indicar código da disciplina e turma.

c)      A exclusão não é automática. Aguarde processamento.

 

PROCESSAMENTO DAS SOLICITAÇÕES

 

Após encerramento do período de solicitações as coordenações farão a alocação das disciplinas, conforme disponibilidade de vagas, verificados os pré-requisitos e o limite de carga horária semestral (408hs). As vagas serão alocadas seguindo o escalonamento de matrícula 2021-1 e a ordem de prioridade indicada no formulário de solicitação.  

O procedimento adotado será o mesmo para a fase regular e de ajuste.

 

O atendimento das solicitações não é feito de forma automática, por isso acompanhe sempre seu comprovante de matrícula no SIAC WEB para verificar o resultado da solicitação.

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

 

 

ESCALONAMENTOS POR CURSO (2021-1)

 

ATENÇÃO: "Os ingressantes 2020 (Calouros 2020-1 e 2020-2) não estão no escalonamento uma vez que não participam da matrícula WEB. A inscrição em disciplinas está sendo feita pela SUPAC. Ajustes na inscrição poderão ser solicitados nas etapas de matrícula remota (ver cronograma acima)

 

Engenharia Civil: Escalonamento

Engenharia de Minas: Escalonamento

Engenharia Elétrica: Escalonamento

Engenharia Mecânica: Escalonamento

Engenharia Química: Escalonamento

Engenharia Sanitária e Ambiental: Escalonamento

Engenharia de Produção: Escalonamento

Engenharia da Computação: Escalonamento

Engenharia de Controle e Automação de Processos: Escalonamento

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: 

Tecnologia em Transporte Terrestre: 

 

FORMULÁRIOS PARA MATRÍCULA E AJUSTE