Matrícula 2023-2

Página atualizada em 27/07/2023 às 11h30.

 

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA A MATRÍCULA 2023.2

 

  • Publicação dos critérios de escalonamento: no final desta página, de acordo com cronograma divulgado pela SUPAC no calendário acadêmico disponível em https://supac.ufba.br/calendario-academico-0 .

  • Publicação do guia de matrícula na Web: até 21/07/2023.

  • Período de solicitações de matrícula na Web pelo estudante: de 26/07 a 30/07/2023.

  • Consulta do resultado da matrícula na Web pelo estudante: 02/08/2023

  • Período de ajuste (para quem participou da matrícula web e/ou remota): de acordo com cronograma abaixo.

  • Início das aulas (2023.2): 14/08/2023.

  

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA WEB

 

O acesso às solicitações de matrícula na web deve ser realizado pelo endereço: www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso. O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:

  • Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.

  • Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br

 

Antes de fazer a solicitação:

 

Será necessário informar se você for portador de necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.

 

Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente  - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.

 

 

MATRÍCULA REMOTA E AJUSTE DE MATRÍCULA- SEMESTRE 2023.2

 






Curso

Formato de matrícula(Nota 1)

Etapa

Datas e Horário

(PRESENCIAL)

Local

Eng. Civil

Presencial

Regular

07/08 - 09:00 às 12:00; 14:00 às 16:00

 

Vagas Residuais:

07/08 - 15:00 às 17:00

7.01.08

Ajuste

09/08 - 09:00 às 12:00; 14:00 às 17:00

7.01.08

Eng. de Minas

Presencial

Regular

07/08 - 9:00 às 12:00

Vagas residuais: 07/08 - 14:00 às 16:00

LIACI

Ajuste

09/08

9:00 às 12:00

LIACI

Eng. Elétrica

Presencial

Regular

04/08 

09:00 às 12:00

14:00 às 16:00

07/08

Vagas Residuais:

09:00 às 12:00

Lab 21 (DEEC) 

4o andar)

Ajuste

09/08

09:00 às 12:00

14:00 às 16:00

Lab 21 (DEEC) 

4o andar)

Eng. Mecânica

Presencial

Regular

07/08 

09:00 às 12:00

14:00 às 16:00

Vagas Residuais:

16:00 às 17:30

LabInfo (DEM)

Sala 5.1.4 (5o andar)

Ajuste

09/08

09:00 às 12:00

14:00 às 17:00

LabInfo (DEM)

Sala 5.1.4 (5o andar)

Eng. Química

Presencial

Regular

07/08 - 9:00 às 12:00; 14:00 às 17:00

Vagas Residuais:

07/08 - 14:00 às 17:00

LIDEQ2

Ajuste

09/08 - 9:00 às 12:00; 14:00 às 17:00

LIDEQ2

Eng. Sanitária e Ambiental

Presencial

Regular

03/08 - 9:00 às 12:00; 14:00 às 17:00

Presencial: Departamento de Engenharia Ambiental

Ajuste

10/08 - 9:00 às 12:00

Presencial: Departamento de Engenharia Ambiental

Eng. de Produção

Remota e Presencial

Regular

07/08 - 18:00 às 20:00

Remota: Formulário (veja orientações abaixo)

Presencial: LABINFO 5104

Presencial

Ajuste

09/08 - 18:00 às 20:00

Presencial:LABINFO 5104

Eng. da Computação

Remota

Regular

N/A

Formulário (veja orientações abaixo)

Ajuste

Eng. de Controle e Automação de Processos

Remota e Presencial

Regular

07/08 - 17:30 às 20:00

Remota: Formulário (veja orientações abaixo)

Presencial: LIDEQ2

Presencial

Ajuste

09/08 - 17:30 às 20:00

Presencial: LIDEQ2

Eng. de Agrimensura e Cartográfica

 

Remota e Presencial

Regular

07/08 - 17:00 às 20:00

Remota: Formulário (veja orientações abaixo) 

Presencial: Sala 7.01.08

Presencial

Ajuste

09/08 - 09:00 às 11:00 e 17:00 às 20:00

Presencial: No Colegiado (5° andar)

Tec. em Transporte Terrestre

Remota

Regular

N/A

e-mail do Colegiado

Presencial

Ajuste

   

 

 

Nota 1: todos os cursos utilizam o formulário de exclusão de disciplinas. *Exceto o curso de Eng. Civil, cujas exclusões serão atendidas somente na fase regular da matrícula presencial (inclusive o ajuste/lixão). Após o ajuste (lixão) do curso de Engenharia Civil, só será excluida a disciplina que estiver em choque de horário com outro componente curricular solicitado em demanda extra.

 

- ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REMOTA (FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS):

 

INCLUSÃO DE DISCIPLINAS (REGULAR E AJUSTE):

  • LINK PARA FORMULÁRIO DE INCLUSÃO: https://bit.ly/Inclusão20232

  • Prazo para preenchimento do formulário: 03/08 a 04/08.

  • Orientações:

    • Apenas as(os) estudantes dos cursos a seguir podem solicitar inclusão de disciplinas através deste formulário: (i) Eng. de Produção, (ii) Eng. de Computação, (iii) Eng. de Controle e Automação de Processos, (iv) Eng. de Agrimensura e Cartográfica.

    • A(O) Estudante deverá solicitar TODAS as disciplinas que desejar incluir, inclusive as disciplinas e turmas de outros cursos. Total de 10 disciplinas.

    • Em caso de choque de horário, será realizada a substituição de disciplina somente nos casos de o aluno marcar aquela disciplina como prioridade no campo específico do formulário.

  • Demanda extra:

    • Eng. de controle e automação de processos: as disciplinas solicitadas pelo formulário, que não puderem ser atendidas na fase regular, serão cadastradas como demanda extra no SiacWeb. Dessa forma, só será possível cadastrar 1 turma em demanda extra por disciplina (mesma regra utilizada no SiacWeb). Portanto, exclusivamente para este curso, a demanda extra da Web será considerada (não havendo necessidade de duplicidade de pedidos).

    • Demais cursos em matrícula remota: A demanda extra cadastrada no SiacWeb será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas somente através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.

  • Processamento pelo Colegiado:

    • Fase regular: 05/08 a 07/08. [Atendimento às turmas disponíveis no guia de matrícula do curso]

    • Fase ajuste: 09/08 a 11/08. [Atendimento às demais turmas]

 

EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS:

  • LINK PARA FORMULÁRIO DE EXCLUSÃO (TODOS OS CURSOS): https://bit.ly/Exclusão20232

  • Orientações:

    • Estudantes de todos os cursos podem participar.

  • Rodada 1: 

    • Prazo para preenchimento do formulário: 03/08 a 04/08 - Processamento da exclusão dia 05/08.

    • AVISO: a(o) estudante que desejar trocar de turma em disciplina que já esteja matriculado, deverá solicitar a exclusão da matrícula através do formulário de exclusão, sem a garantia de inscrição na outra turma que solicitar.

  • Rodada 2:

    • Prazo para preenchimento do formulário: 10/08 a 11/08 - Processamento da exclusão dia 14/08.

 

AVISOS: 

  • Os formulários de matrícula (inclusão e exclusão) são acessados somente pela sua conta @ufba.br! Assim, para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA. Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer. As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula. 

  

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

 

ESCALONAMENTOS POR CURSO (2023.2)