atualizada em 13/08/2024 às 11h30.
MATRÍCULA 2024.2
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Publicação dos critérios de escalonamento: no final desta página, de acordo com cronograma divulgado pela SUPAC no calendário acadêmico disponível em https://supac.ufba.br/calendario-academico-0 .
Publicação do guia de matrícula na Web: até 10/09/2024.
Início das aulas (2024.2): 30/09/2024.
MATRÍCULA WEB
Período de solicitações de matrícula na Web pelo(a) estudante: de 11/09 a 15/09/2024.
- A matrícula na web é realizada, exclusivamente, pelo endereço www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso.
Consulta do resultado da matrícula na Web pelo(a) estudante: 17/09/2024, a partir das 17h.
Aviso: O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:
Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.
Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.
Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br
Antes de fazer a solicitação:
Será necessário informar se você for portador de necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.
Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.
MATRÍCULA APÓS WEB
LEGENDA:
-
Regular: inscrição em turmas do guia de matrícula do seu curso e cadastro em demanda extra.
- Demanda extra: solicitação de vaga em uma turma que não está no guia de matrícula do seu curso. Ela é importante para tentarmos a inclusão da turma solicitada antes do ajuste de matrícula.
- Ajuste: inscrição em turmas, mesmo que não estejam no seu guia de matrícula.
- Vagas Residuais: matrícula de estudantes que ingressam no curso através do edital de vagas residuais.
Nota 1: Para os cursos Eng. de Agrimensura e Cartográfica, Eng. de Computação, Eng. de Controle e Automação de Processos, Eng. Mecânica, Eng. de Minas, Eng. Química, Eng. Sanitária e Ambiental é possível solicitar EXCLUSÃO de disciplinas através do formulário eletrônico.
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REMOTA (FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS):
INCLUSÃO DE DISCIPLINAS (REGULAR E AJUSTE):
LINK PARA FORMULÁRIO DE INCLUSÃO: https://bit.ly/Inclusão20242
Prazo para preenchimento do formulário: 17/09 a 19/09.
Orientações:
Apenas as(os) estudantes dos cursos a seguir podem solicitar inclusão de disciplinas através deste formulário: (i) Eng. de Agrimensura e Cartográfica, (ii) Eng. de Computação, (iii) Eng. de Controle e Automação de Processos.
Devem ser solicitadas TODAS as disciplinas que desejar incluir, inclusive as disciplinas e turmas de outros cursos. Total de 10 disciplinas.
Em caso de choque de horário, será realizada a substituição de disciplina somente nos casos de o aluno marcar aquela disciplina como prioridade no campo específico do formulário.
Demanda extra:
Eng. de controle e automação de processos: as disciplinas solicitadas pelo formulário, que não puderem ser atendidas na fase regular, serão cadastradas como demanda extra no SiacWeb. Dessa forma, só será possível cadastrar 1 turma em demanda extra por disciplina (mesma regra utilizada no SiacWeb). Portanto, exclusivamente para este curso, a demanda extra da Web será considerada (não havendo necessidade de duplicidade de pedidos).
Demais cursos em matrícula remota: A demanda extra cadastrada no SiacWeb será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas somente através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.
Processamento pelo Colegiado:
Fase regular: 20/09 a 22/09. [Atendimento às turmas disponíveis no guia de matrícula do curso]
EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS:
LINK PARA FORMULÁRIO DE EXCLUSÃO (ver Nota 1): https://bit.ly/Exclusão20242
Rodada 1:
Prazo para preenchimento do formulário: 17/09 a 19/09 Processamento da exclusão dia 20/09 a 23/09.
AVISO: a(o) estudante que desejar trocar de turma em disciplina que já esteja matriculado, deverá solicitar a exclusão da matrícula através do formulário de exclusão, sem a garantia de inscrição na outra turma que solicitar.
Rodada 2:
Prazo para preenchimento do formulário: 24/09 a 26/09 - Processamento da exclusão dia 27/09.
AVISOS:
Os formulários de matrícula (inclusão e exclusão) são acessados somente pela sua conta @ufba.br! Assim, para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA. Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer. As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Guias de matrícula: https://supac.ufba.br/guia-matricula-graduacao
Orientação sobre a inscrição em disciplinas de Física: https://drive.google.com/file/d/1hHEmTsA4ed8n_bCyDWH7g3HdXUWV5aUA/view?u...
Critérios de escalonamento: https://drive.google.com/file/d/1BMbIrccC_8t_LKMReiYrpwDRLdb9D9vj/view?u...
ESCALONAMENTOS POR CURSO (2024.2)
Engenharia Civil: Escalonamento
Engenharia de Minas: Escalonamento
Engenharia Elétrica: Escalonamento
Engenharia Mecânica: Escalonamento
Engenharia Química: Escalonamento
Engenharia Sanitária e Ambiental: Escalonamento
Engenharia de Produção: Escalonamento
Engenharia de Computação: Escalonamento
Engenharia de Controle e Automação de Processos: Escalonamento
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: Escalonamento
Tecnologia em Transporte Terrestre: Escalonamento
Engenharia de Petróleo: Escalonamento