Matrícula 2024-2

atualizada em 13/08/2024 às 11h30.

 

 

MATRÍCULA 2024.2

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

 

Publicação dos critérios de escalonamento: no final desta página, de acordo com cronograma divulgado pela SUPAC no calendário acadêmico disponível em https://supac.ufba.br/calendario-academico-0 .

 

Publicação do guia de matrícula na Web: até 10/09/2024.

 

Início das aulas (2024.2): 30/09/2024.

  

 

MATRÍCULA WEB

 

 

Período de solicitações de matrícula na Web pelo(a) estudante: de 11/09 a 15/09/2024.

  • A matrícula na web é realizada, exclusivamente, pelo endereço www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso.

 

Consulta do resultado da matrícula na Web pelo(a) estudante: 17/09/2024, a partir das 17h.

 

Aviso: O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:

 

Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.

 

Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.

 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br

 

Antes de fazer a solicitação:

 

Será necessário informar se você for portador de necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.

 

Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente  - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.

 

MATRÍCULA APÓS WEB






Curso

Formato de matrícula

Etapa

Datas e Horário

(PRESENCIAL)

Local

Eng. Civil

Presencial

Regular

23/09 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h.

Sala 07.01.08- 7º Andar

Ajuste

25/09 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h.

Sala 07.01.08- 7º Andar

Vagas residuais

30/09 - 09:00h às 12:00h

5º andar (sala da coordenação do colegiado)

Eng. de Minas

Presencial

(Nota 1)

Regular

23/09/2024 

08:00 às 12:00 h

Colegiado (5° andar)

Ajuste

25/09/2024

08:00 às 12:00 h

Colegiado (5° andar)

Vagas residuais

30/09/2024

08:00 às 10:00 h

Colegiado (5° andar)

Eng. Elétrica

Presencial

Regular

18/09/2024 e 19/09/2024

09:00 às 12:00h 14:00 as 17:00h 

DEEC (4º andar)

Ajuste

25/09/2024

09:00 às 12:00h 14:00 as 17:00h

DEEC (4º andar)

Vagas Residuais

30/09/2024

09:00 às 12:00h 14:00 as 17:00h

DEEC (4º andar)

Eng. Mecânica

Presencial

(Nota 1)

Regular

23/09/2024

09:00 às 12:00

13:30 às 16:00

Sala 5.1.4 (LabInfo)

Ajuste

25/09/2024

09:00 às 12:00

13:30 às 16:00

Sala 5.1.4 (LabInfo)

Vagas Residuais

30/09/2024

13:30 às 16:00

Sala 5.1.6

Eng. Química

Presencial

(Nota 1)

Regular

23/09/2024

09:00 às 12:00 14:00 as 17:00 

LIDEQ 2 (6º andar)

Ajuste

25/09/2024

09:00 às 12:00 14:00 as 17:00 

LIDEQ 2 (6º andar)

Vagas Residuais

02/10/2024

09:00 às 12:00

Colegiado (5º andar)

Eng. Sanitária e Ambiental

Presencial

(Nota 1)

Regular

23/09/2024

09:00 às 12:00 14:00 às 16:00

DEA (Sala de reunião)

Ajuste

25/09/2024

11:00 às 12:00

14:00 às 16:00 

DEA (Sala de reunião)

Vagas Residuais

30/09/2024

09:00 às 12:00

Colegiado (5º andar)

Eng. de Produção

Presencial

Regular

23/09 

18:30 às 22:10

LabInfo (DEM)

Presencial

Ajuste

25/09 

18:30 às 22:10

LabInfo (DEM)

Vagas Residuais

30/09 

18:30 às 22:10

Secretaria dos Colegiados - 5º andar

Eng. da Computação

Remota

Regular

Formulário (veja orientações abaixo)

Ajuste

Remota

Vagas residuais

Formulário próprio enviado por e-mail para alunos de vagas residuais

Eng. de Controle e Automação de Processos

Remota e Presencial

Regular

23/09 de 18 h às 20 h.

Remota: Formulário (veja orientações abaixo)

Presencial: LIDEQ 2 (6º andar)

Presencial

Ajuste

25/09 de 17 h 30 min às 20 h

LIDEQ ll (6º andar)

Vagas Residuais

30/09 de 17 h 30 min às 19 h 30 min

Presencial: Secretaria dos Colegiados - 5º andar

Eng. de Agrimensura e Cartográfica

 

Remota e Presencial

Regular

23/09 de 18 h às 20 h.

Remota: Formulário (veja orientações abaixo) 

Presencial: DETG

Presencial

Ajuste

25/09 de 18 h 00 min às 20 h

Presencial: DETG

Presencial

Vagas Residuais

30/09 de 18 h 00 min às 20 h 00 min

Presencial: DETG

Eng. de Petróleo

Presencial

Regular

23/09/2024 

08:00 às 12:00 h

Sala: 03.03.10 (3º andar)

Ajuste

25/09/2024

08:00 às 12:00 h

Sala: 03.03.10 (3º andar)

Vagas Residuais

Não se aplica

-

Tec. em Transporte Terrestre

Presencial

Regular

25/09/2024 

18:00 às 20:00

Presencial no DETG

Presencial

Ajuste

30/09/2024

18:00 às 20:00

Presencial no DETG

 

 

LEGENDA:

  • Regular: inscrição em turmas do guia de matrícula do seu curso e cadastro em demanda extra.
    • Demanda extra: solicitação de vaga em uma turma que não está no guia de matrícula do seu curso. Ela é importante para tentarmos a inclusão da turma solicitada antes do ajuste de matrícula.
  • Ajuste: inscrição em turmas, mesmo que não estejam no seu guia de matrícula.
  • Vagas Residuais: matrícula de estudantes que ingressam no curso através do edital de vagas residuais.

 

Nota 1: Para os cursos Eng. de Agrimensura e Cartográfica, Eng. de Computação, Eng. de Controle e Automação de Processos, Eng. Mecânica, Eng. de Minas, Eng. Química, Eng. Sanitária e Ambiental é possível solicitar  EXCLUSÃO de disciplinas através do formulário eletrônico.

 

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REMOTA (FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS):

 

INCLUSÃO DE DISCIPLINAS (REGULAR E AJUSTE):

LINK PARA FORMULÁRIO DE INCLUSÃO: https://bit.ly/Inclusão20242

Prazo para preenchimento do formulário: 17/09 a 19/09.

Orientações:

 

Apenas as(os) estudantes dos cursos a seguir podem solicitar inclusão de disciplinas através deste formulário: (i) Eng. de Agrimensura e Cartográfica, (ii) Eng. de Computação, (iii) Eng. de Controle e Automação de Processos.

Devem ser solicitadas TODAS as disciplinas que desejar incluir, inclusive as disciplinas e turmas de outros cursos. Total de 10 disciplinas.

Em caso de choque de horário, será realizada a substituição de disciplina somente nos casos de o aluno marcar aquela disciplina como prioridade no campo específico do formulário.

 

Demanda extra:

Eng. de controle e automação de processos: as disciplinas solicitadas pelo formulário, que não puderem ser atendidas na fase regular, serão cadastradas como demanda extra no SiacWeb. Dessa forma, só será possível cadastrar 1 turma em demanda extra por disciplina (mesma regra utilizada no SiacWeb). Portanto, exclusivamente para este curso, a demanda extra da Web será considerada (não havendo necessidade de duplicidade de pedidos).

Demais cursos em matrícula remota: A demanda extra cadastrada no SiacWeb será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas somente através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.

Processamento pelo Colegiado:

Fase regular: 20/09 a 22/09. [Atendimento às turmas disponíveis no guia de matrícula do curso]

 

EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS:

LINK PARA FORMULÁRIO DE EXCLUSÃO (ver Nota 1): https://bit.ly/Exclusão20242

Rodada 1: 

Prazo para preenchimento do formulário:  17/09 a 19/09 Processamento da exclusão dia 20/09 a 23/09.

AVISO: a(o) estudante que desejar trocar de turma em disciplina que já esteja matriculado, deverá solicitar a exclusão da matrícula através do formulário de exclusão, sem a garantia de inscrição na outra turma que solicitar.

Rodada 2:

Prazo para preenchimento do formulário: 24/09 a 26/09 - Processamento da exclusão dia 27/09.

 

AVISOS: 

Os formulários de matrícula (inclusão e exclusão) são acessados somente pela sua conta @ufba.br! Assim, para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA. Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer. As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula. 

 
 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

 

Guias de matrícula: https://supac.ufba.br/guia-matricula-graduacao

Orientação sobre a inscrição em disciplinas de Física: https://drive.google.com/file/d/1hHEmTsA4ed8n_bCyDWH7g3HdXUWV5aUA/view?u...

Critérios de escalonamento: https://drive.google.com/file/d/1BMbIrccC_8t_LKMReiYrpwDRLdb9D9vj/view?u...

 

 

ESCALONAMENTOS POR CURSO (2024.2)

 

 

        

Engenharia Civil: Escalonamento

Engenharia de Minas: Escalonamento

Engenharia Elétrica: Escalonamento

Engenharia Mecânica: Escalonamento

Engenharia Química: Escalonamento

Engenharia Sanitária e Ambiental: Escalonamento

Engenharia de Produção: Escalonamento

Engenharia de Computação: Escalonamento

Engenharia de Controle e Automação de Processos: Escalonamento

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: Escalonamento

Tecnologia em Transporte Terrestre: Escalonamento

Engenharia de Petróleo: Escalonamento