Apresentação
Analisando o contexto onde se insere a Engenharia Química na Bahia, observa-se uma forte componente para a vocação Petroquímica, onde um Complexo Industrial com mais de 50 Empresas já instaladas, responde por uma fatia considerável da economia regional (cerca de 30%). Contrastando com esta evidência, tem-se uma conjuntura internacional de mercado, altamente competitivo, em busca de melhores produtos com menor custo final, onde a tecnologia é ingrediente essencial. Uma vez que a exportação de produtos responde por uma parte importante da receita do Parque Petroquímico baiano, torna-se imperativo que esses produtos possam manter o espaço conquistado neste mercado através de uma constante atualização do conhecimento científico e tecnológico nos meios acadêmicos que o cercam. Por sua vez, a Engenharia Química da UFBA, sensível a estas questões, e consciente do seu papel formador de recursos humanos, vem trabalhando para adequar-se a esta realidade, criando curso de pós-graduação.
O Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Química (MAEQ), foi criado em 1987.
Área de Concentração
Processos e Sistemas químicos.
Linhas de Pesquisa
Materiais e Polímeros, Engenharia das Reações Químicas, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos,Biotecnologia, Energia, Petróleo e Gás Natural e Processos de Separação e Termodinâmica Aplicada.
Duração Média do Curso
A duração mínima e máxima é de 18(dezoito) e 30 (trinta) meses, respectivamente, sendo o período regular igual a 24 (vinte e quatro) meses.
Coordenadora
Ana Cristina Morais da Silva
Vice-Corrdenador
George Simonelli
Telefone
+55 71 283-9809
Site