Matrícula 2024-1

Página atualizada em 27/07/2023 às 11h30.

 

 

MATRÍCULA 2024.1

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

 

Publicação dos critérios de escalonamento: no final desta página, de acordo com cronograma divulgado pela SUPAC no calendário acadêmico disponível em https://supac.ufba.br/calendario-academico-0 .

 

Publicação do guia de matrícula na Web: até 30/01/2024.

 

Período de solicitações de matrícula na Web pelo estudante: de 01/02 a 04/02/2024.

 

Consulta do resultado da matrícula na Web pelo estudante: 07/02/2024.

 

Período de ajuste (para quem participou da matrícula web e/ou remota): de acordo  com cronograma abaixo.

 

Início das aulas (2024.1): 11/03/2024.

  

 

INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA WEB

 

 

O acesso às solicitações de matrícula na web deve ser realizado pelo endereço: www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso. O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:

 

Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.

 

Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.

 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br

 

Antes de fazer a solicitação:

 

Será necessário informar se você for portador de necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.

 

Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente  - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.

 

MATRÍCULA PÓS WEB

Curso

Formato de matrícula (Nota 1)

Etapa

Datas e Horário

Local

 

(PRESENCIAL)

 

Eng. Civil

Presencial

Regular

20/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h.

Sala 07.01.08- 7º Andar

 
 

Ajuste

26/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h.

Sala 07.01.08- 7º Andar

 

Vagas residuais

01/03 - 9:00h às 12:00h

Presencial: 5º andar (sala da coordenação do colegiado)

 

Eng. de Minas

Presencial

Regular

21/02- 9:00h às 12:00h / 14:00h às 16:00h 

LABGRAD 1- 5° Andar

 

Ajuste

26/02 - 9:00h às 12:00h

LABGRAD 1- 5° Andar

 

Eng. Elétrica

Presencial

Regular

19/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 18:00h.

DEEC - 4o Andar

 

20/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 18:00h.

 

Ajuste

26/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 18:00h.

DEEC - 4o Andar

 

     Vagas residuais

01/03 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 18:00h.

 

         DEEC - 4º andar
 

Eng. Mecânica

Presencial

Regular

21/02- 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h 

Sala 5.1.4 (LabInfo)

 

Ajuste

26/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h 

Sala 5.1.4 (LabInfo)

 

Eng. Química

Presencial

Regular

21/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h

LIDEQ ll (6º Andar)

 

Ajuste

26/02 - 9:00h às 12:00h / 14:00h às 17:00h 

LIDEQ ll (6º Andar)

 

Eng. Sanitária e Ambiental

Presencial

Regular

20/02 - 08:00 às 12:00

DEA ( Sala de reunião)

 

20/02 - 13:00 às 15:00

 

Ajuste

26/02 -14:00 às 17:00

Demanda extra (20/02)

 

Presencial: DEA (Sala de reunião)

 

Vagas Residuais

01/03 – 09:00 às 12:00

A definir

 

Eng. de Produção

Remota

Regular

19/02 a 20/02

Remota: Formulário(veja orientações abaixo)

 

Presencial

Ajuste

26/02 - 17:30 às 20:00

LabInfo (DEM)

 
 

Vagas Residuais

01/03 - 17:30 às 20:00

LabInfo (DEM)

 
 
 

Eng. da Computação

Remota

Regular

N/A

Formulário (veja orientações abaixo)

 

Ajuste

 

Eng. de Controle e Automação de Processos

Remota e Presencial

Regular

19/02 - 17:00 às 20:00

Remota: Formulário (veja orientações abaixo)

 

Presencial:  LIDEQ ll (6º Andar)

 

Presencial

Ajuste

26/02 - 17:30 às 20:00

Presencial:  LIDEQ ll (6º Andar)

 

Vagas Residuais

01/03 - 17:00 às 19 h 30 min

Presencial: Secretaria dos Colegiados - 5º andar

 

Eng. de Agrimensura e Cartográfica

Remota e Presencial

Regular

20/02 - 17h às 20h

Remota: Formulário (veja orientações abaixo) 

 

Presencial: Sala 07.01.08- 7º Andar

 

Remota e Presencial

Ajuste

26/02 - 17h às 20h

Presencial:Sala 07.01.08- 7º Andar 

 

Remota e Presencial

Vagas Residuais

01/03 - 17h às 20h

Remota: Formulário (veja orientações abaixo) 

 

Presencial: Sala 07.01.08- 7º Andar

 

Tec. em Transporte Terrestre

Presencial

Regular

19/02 - 17:00 às 20:00

LABGRAD 1- 5° Andar

 

Presencial

Ajuste

26/02 - 17:00 às 20:00

LABGRAD 1- 5° Andar

 
 

Nota 1: todos os cursos utilizam o formulário de exclusão de disciplinas.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REMOTA (FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS):

 

INCLUSÃO DE DISCIPLINAS (REGULAR E AJUSTE):

 

LINK PARA FORMULÁRIO DE INCLUSÃO: https://bit.ly/Inclusão20241

 

Prazo para preenchimento do formulário: 15/02 a 16/02.

 

 

Orientações:

 

Apenas as(os) estudantes dos cursos a seguir podem solicitar inclusão de disciplinas através deste formulário: (i) Eng. de Produção, (ii) Eng. de Computação, (iii) Eng. de Controle e Automação de Processos, (iv) Eng. de Agrimensura e Cartográfica.

A(O) Estudante deverá solicitar TODAS as disciplinas que desejar incluir, inclusive as disciplinas e turmas de outros cursos. Total de 10 disciplinas.

Em caso de choque de horário, será realizada a substituição de disciplina somente nos casos de o aluno marcar aquela disciplina como prioridade no campo específico do formulário.

 

 

Demanda extra:

 

Eng. de controle e automação de processos: as disciplinas solicitadas pelo formulário, que não puderem ser atendidas na fase regular, serão cadastradas como demanda extra no SiacWeb. Dessa forma, só será possível cadastrar 1 turma em demanda extra por disciplina (mesma regra utilizada no SiacWeb). Portanto, exclusivamente para este curso, a demanda extra da Web será considerada (não havendo necessidade de duplicidade de pedidos).

Demais cursos em matrícula remota: A demanda extra cadastrada no SiacWeb será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas somente através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.

 

Processamento pelo Colegiado:

 

Fase regular: 17/02 a 19/02. [Atendimento às turmas disponíveis no guia de matrícula do curso]

Fase ajuste: 26/02 a 03/03. [Atendimento às demais turmas]

 

 

EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS:

 

LINK PARA FORMULÁRIO DE EXCLUSÃO (TODOS OS CURSOS): https://bit.ly/Exclusão20241

 

Orientações:

Estudantes de todos os cursos podem participar.

 

Rodada 1: 

 

Prazo para preenchimento do formulário:  15/02 a 16/02 Processamento da exclusão dia 17/02 a 19/02.

 

AVISO: a(o) estudante que desejar trocar de turma em disciplina que já esteja matriculado, deverá solicitar a exclusão da matrícula através do formulário de exclusão, sem a garantia de inscrição na outra turma que solicitar.

 

Rodada 2:

 

Prazo para preenchimento do formulário: 23/02 a 25/02 - Processamento da exclusão dia 26/02.

 

AVISOS: 

Os formulários de matrícula (inclusão e exclusão) são acessados somente pela sua conta @ufba.br! Assim, para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA. Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer. As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula. 

  

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

 

Guias de matrícula: https://supac.ufba.br/guia-matricula-graduacao

Orientação sobre a inscrição em disciplinas de Física: https://drive.google.com/file/d/1hHEmTsA4ed8n_bCyDWH7g3HdXUWV5aUA/view?u...

Critérios de escalonamento: https://drive.google.com/file/d/1BMbIrccC_8t_LKMReiYrpwDRLdb9D9vj/view?u...

 

 

ESCALONAMENTOS POR CURSO (2024.1)

 

 

        

Engenharia Civil: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_civil_2024.1.pdf

Engenharia de Minas: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_minas_2024.1.pdf

Engenharia Elétrica: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_eletrica_2024.1.pdf

Engenharia Mecânica: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_mecanica_2024.1.pdf

Engenharia Química: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_quimica_2024.1.pdf

Engenharia Sanitária e Ambiental: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_sanit._e_amb._2024.1.pdf

Engenharia de Produção: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_producao_2024.1.pdf

Engenharia de Computação: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_computacao_2024.1.pdf

Engenharia de Controle e Automação de Processos: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_controle_e_automacao_2024.1.pdf

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_agrimensura_2024.1.pdf

Tecnologia em Transporte Terrestre: /sites/eng.ufba.br/files/escalonamento_transporte_2024.1.pdf