Procedimentos para pleito de oportunidade de estágio na Escola Politécnica da UFBA.

Legislação sobre estágio:

• Os alunos da Escola Politécnica da UFBA deverão estar cursando, no mínimo, o 5º semestre de seu curso, conforme escalonamento, para pleitear uma vaga de estágio.

• O aluno só poderá disponibilizar 54 horas semanais totais tanto para as atividades acadêmicas quanto para a prática de estágio, estando passível de cancelamento do estágio os casos que tenham este limite ultrapassado.

• Apresentação pelo aluno de 3 (três) vias do Termo de Compromisso de Estágio, disponibilizadas pela empresa ou pelo agente de integração, já devidamente assinadas e carimbadas pelo diretor ou setor de RH da empresa concedente.

• É imprescindível que conste nos Termos de Compromisso de Estágio, o período do estágio a ser realizado, o horário em que será realizado, o nº da apólice do seguro contra acidentes pessoais e respectiva Seguradora,  o nome, cargo e nº do Crea do supervisor responsável e Plano de Atividades do Estagiário. Obs: O PLANO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO DEVE TER A DESCRIÇÃO DETALHADA DE TODAS AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO, SOB PENA DE SOLICITARMOS QUE O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO SEJA REFEITO.

• Caso a empresa prefira, também será aceito o Plano de Atividades do Estagiário como um anexo ao Termo de Compromisso de Estágio.

• TERMOS DE COMPROMISSO COM DATA RETROATIVA NÃO SERÃO ASSINADOS. (tolerância de 30 dias).

• A divulgação de oportunidades de estágio é feita através dos murais dos Colegiados na Escola Politecnica, no site Facebook: www.facebook.com.br/escolapolitecnica e por e-mails diretos aos alunos cadastrados no SIAC.

• O encaminhamento formal se dá através da análise do Termo de Compromisso que será apreciado pelo Coordenador de Colegiado quanto à carga horária e conveniência do estágio. Esta documentação será posteriormente encaminhada ao respectivo Departamento com a indicação de um professor orientador que avaliará o plano de atividades do estagiário. Por fim, a documentação será encaminhada à Diretoria para assinatura final e carimbo pelo Diretor (a) da Escola Politécnica.

• Quando houver necessidade de aditamento de contrato, o aluno deverá apresentar as 3 vias do Termo Aditivo, disponibilizadas pela empresa ou pelo agente de integração, já devidamente assinadas e carimbadas pelo diretor ou setor de RH da empresa concedente.

• Quando houver necessidade de quebra do “contrato'' de permanência no estágio, o aluno deverá apresentar à Coordenação de Estágio, antes do término do período letivo, uma exposição de motivos, um relatório final do estágio efetuado e uma Declaração de término de estágio disponibilizado pela empresa. A não apresentação destas documentações inviabilizará a assinatura de um novo contrato de estágio pela Escola Politécnica.

• Será cobrado dos alunos estagiários que apresentem à Coordenação de Estágio um relatório de estágio semestral, e um relatório final (ao fim do contrato) conforme indicação da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008.

• O NÃO CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS APRESENTADOS ACIMA, INVIABILIZARÁ A ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO PELA DIREÇÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA.