Projeto de estudantes da Escola Politécnica ficou entre os três melhores do Brasil

O projeto  “Smart Security”, idealizado por quatro estudantes da Escola Politécnica da UFBA ficou entre os três melhores do país, no desafio “Renault Experience 2.0”, realizado em 2016, que selecionou dez melhores projetos de todo o país entre centenas que se inscreveram no concurso de inovação e tecnologia promovido mundialmente pela montadora de veículos.

A equipe coordenada pelo professor Ednildo Andrade Torres, e composta por Victor Cavalcanti, Lucas Bastos e Henrique Amorim do curso de Engenharia Mecânica e Vitor Reis do curso de Engenharia de Controle e Automação, comemorou a conquista e ficou imensamente satisfeita com a marca alcançada pela inovação desenvolvida.  “É uma vitória, porque eles concorreram com 440 equipes ao longo de dez 10 meses de trabalho focado no “alarme proativo”, festejou o professor Ednildo.

O projeto “Smart Security” é um “alarme proativo”. Um aplicativo que avisa ao dono do carro, em tempo real, se ele esqueceu alguém (como uma criança ou um animal) dentro do veículo; alerta imediatamente sobre furtos e roubos; e envia mensagens a números cadastrados (como Polícia, serviços de emergência, como SAMU, familiares e amigos) em caso de acidente. O conceito fundamental por trás da ideia é a chamada “internet das coisas”, noção que prevê que, cada vez mais, não apenas as pessoas, como os objetos estarão conectados em redes inteligentes.

Leia a reportagem na íntegra em:  https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/projeto-de-estudantes-da-escola-polit%C3%A9cnica-fica-entre-os-tr%C3%AAs-melhores-do-brasil