O aluno de graduação pode participar de programas como:
Programa de Educação Tutorial (PET): o Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.
O objetivo central é formar grupos de alunos que trabalharão em conjunto com um professor-tutor, onde deverão realizar atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, complementando sua formação acadêmica. Essas atividades trazem uma série de benefícios para os cursos nos quais os grupos estão inseridos. Outros objetivos incluem: formação acadêmica ampla do aluno, interdisciplinaridade, atuação coletiva, planejamento e execução de projetos.
O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa a formação de estudantes de graduação da UFBA em pesquisa cientifica. Na UFBA, ele é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB) e pela própria UFBA.
O Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa a formação de estudantes de graduação da UFBA em pesquisa tecnológica e inovação. O programa é financiado, na UFBA, pelo CNPq.
As agências de fomento delegam à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através de uma Coordenação e do Comitê Local, a seleção e o acompanhamento dos projetos de pesquisa e dos bolsistas, além da avaliação de seus desempenhos. Anualmente os programas são avaliados por um Comitê Externo composto por pesquisadores do CNPq no país.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): o programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
Bolsas de Iniciação Científica FEP para alunos da Escola Politécnica: o programa tem por objetivo promover o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, visa a estimular estudantes para o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias.
Estágio não obrigatório: editais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA (PROGRAD) para seleção de candidatos a estágios não obrigatório.