Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial - CTAI

COORDENADOR DO LABORATÓRIO: Leizer Schnitman

TELEFONE: 3283-9471

E-MAIL ctai@ufba.br / leizer@ufba.br

O CTAI apoia a realização de projetos de pesquisa e ensino envolvendo essencialmente as áreas de controle e de automação industrial. Também apoia as atividades de cursos de Graduação e de Pós-Graduação da EPUFBA, com especial proximidade com o PPGM. Apoia o desenvolvimento de kits didáticos para auxílio ao ensino. Ainda apoia a utilização do CNC pelo DEM, representado pelos professores Urbano e Aline. Apoia desenvolvimento de trabalhos de equipes desenvolvidos em disciplina do CCECA (ENG-G21), sob orientação do Prof. Marcelo Embiruçu; Apoia a realização de aulas demonstrativas para a disciplina ENG-009 do DEQ. Apoia a realização de experimentos e construções de protótipos requeridos na disciplina ENG 633 oferecida para alunos do PPGM e PEI; Apoia as aulas da disciplina ENG650/ENGG40 oferecidas para alunos do PPGM e PEI. Apoia aulas e práticas de disciplinas de tópicos especiais oferecida pelo PPGM, em 2015.1 ministrada pelos professores Thiago Chagas (UESC, Colaborador do PPGM) e Márcio Martins (DEQ). Apoia a projetos de terceiros, como é o caso dos testes do sensor de medição ultrassônica requerido pela Profa. Rosana Fialho. Apoia a realização de práticas para disciplinas de graduação do DEM - ENG312 e ENG 320, ministradas pelo Prof. Sacramento.

Laboratórios existentes:

1.1 Lab. Automação Industrial

EQUIPAMENTOS EXISTENTES: Equipamentos eletrônicos de bancada, Computadores, CLPs, Inversores, Encoders, Softw ares de comunicação e IHM (RSLOGIX,RSLINX, RSVIEW, PlantPAX), rede fieldbus (devicenet)

SERVIÇOS PRESTADOS POR LABORATÓRIO: Apoio a disciplinas da Graduação e Pós-Graduação.Desenvolvimento de pesquisas e atividades na área de automação industrial

1.2 Lab. Controle

EQUIPAMENTOS EXISTENTES: Sistema de aquisição de dados NI-CompactDAQ; Kits Educacinais de controle da empresa Educational Control Products;  Levitador Magnético, Pêndulo Invertido e Giroscópio. Kits Educacionais de Controle da empresa Quanser; Pendulo invertido, Pendulo duplo invertido, Ball Balance, Ball Beam, Rotary Flexible Link, Rotary Flexible Joint, Gyroscope, Multi-DOF Torsion

SERVIÇOS PRESTADOS POR LABORATÓRIO: Sensores e atuadores diversos, kits didáticos para automação e controle aplicado na industria.

1.3 Lab. Elevação Artificial

EQUIPAMENTOS EXISTENTES: Três colunas de produção (BM, BCS e a terceira em fase de definição) com controladores, inversores painéis e equipamentos industriais, reproduzindo a estrutura de funcionamento de poços automatizados da UO-BA.

SERVIÇOS PRESTADOS POR LABORATÓRIO: Desenvolvimento de atividades e pesquisas associadas a métodos de elevação artificial, incluindo aspectos de aplicações da teoria de controle e automação industrial aplicadas na engenharia de petróleo

1.4 Lab Usinagem e Prototipagem Rápida

EQUIPAMENTOS EXISTENTES: Equipamento CNC Romi Modelo GL240 (Torno/Fresa); Equipamento LPKF S103 de prototipagem rápida para placas de circuito impresso; Forno; Compressor

SERVIÇOS PRESTADOS POR LABORATÓRIO: Desenvolvimento de partes e peças, mecânicas e eletrônicas, para prototipagem rápida

1.5 Lab de Visão Computacional

EQUIPAMENTOS EXISTENTES: Computadores, servidores, cluster, câmeras de vídeo-segurança, câmera estéreo, câmera esférica, câmeras RGB-D, link de fibra ótica para acesso às câmeras de Salvador, fruto de uma parceria entre o lab e a Companhia de Governança Eletrônica (COGEL)

SERVIÇOS PRESTADOS POR LABORATÓRIO: Desenvolvimento computacional na área de percepção de máquina e reconhecimento de padrões em imagens, com aplicações nas áreas de sistemas de transporte inteligente, cidades inteligentes, robótica, vídeo segurança, entre outros.