Bolsa de Iniciação Científica - Mudanças Climáticas, Risco e Sustentabilidade na RMS: Infraestrutura

SELEÇÃO BOLSISTA PIBIC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL PROPCI/UFBA 01/2021

PROJETO DE PESQUISA:

Mudanças Climáticas, Risco e Sustentabilidade na RMS: Infraestrutura

PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA

Projeto de pesquisa interdisciplinar, os integrantes desta pesquisa ampliarão suas habilidades em leituras urbanísticas e ambientais às escalas municipal e regional, uso de software de geoprocessamento, e passarão a compreender sobre os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano, especificamente na Região Metropolitana de Salvador.

São objetivos para todos os estudantes, compreender os conceitos elencados para referencial teórico do projeto de pesquisa: sustentabilidade, vulnerabilidade, resiliência, adaptabilidade, risco, infraestrutura, e justiça espacial.

Especificamente o bolsista de Engenharia Civil e/ou Engenharia Sanitária e Ambiental terá oportunidade de: elencar e caracterizar pontos críticos dos sistemas de infraestrutura para avaliação de risco: sistema de infraestrutura em rede – saneamento ambiental e infraestrutura viária dos vários modais de transporte; descrever as prováveis consequências dos impactos nas áreas de risco; integrar à discussão para cruzamento de informações de uso do solo com mapas do meio físico e socioeconômicos visando à categorização dos riscos; produzir sistematização de informações em tabelas, quadros e gráficos.

PRÉ-REQUISITOS:

· Estar regularmente matriculado(a) no curso de graduação em Engenharia Civil e ou Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA, ter bom desempenho acadêmico, com média geral igual ou superior a 7,0 (sete);

· Conhecimento de softwares Auto CAD e iniciação em Geoprocessamento;

· Não estar participando (como bolsista ou voluntário) de outro programa de pesquisa ou extensão; não ter vínculo empregatício ou de estágio e ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades da pesquisa;

· Ter conta ativa no Banco do Brasil (conta corrente ou poupança).

*Quem não possuir conta no BB, deve abri-la rapidamente, caso seja selecionado(a).

ORIENTADORA: Profa. Dra. Maria das Graças Borja Gondim dos Santos Pereira - LCAD/FAUFBA

DURAÇÃO PESQUISA: 1 ano (de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022).

DOCUMENTOS PARA SELEÇÃO:

· Histórico escolar

· Carta justificando o interesse neste projeto de pesquisa

· Curriculum vitae simplificado

· Cópia de documento de identificação com foto e CPF.

SELEÇÃO:

· Envio de documentação – de 05/07 a 09/07 de 2021, para o e-mail: mariagbgsp@ufba.br;

· Entrevista de modo remoto – dia 12 de julho de 2021 (segunda, horário a combinar) – convite prévio por e-mail para realização de entrevista (para estudantes selecionados pela análise da documentação enviada);

· Resultado da seleção - dia 13 de julho de 2021. (Informar telefone para contato com wapp).

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

· disponibilidade de tempo para realização da pesquisa;

· interesse, afinidade e experiências anteriores relacionadas ao tema da pesquisa;

· outras habilidades identificadas na carta/currículo, que evidenciem afinidade para realização da pesquisa;

· média alcançada em disciplinas cursadas, afins à área da pesquisa;

· média geral no curso.