Matrícula 2025-1

atualizada em 19/09/2024 às 08h40.

 

 

MATRÍCULA 2025.1

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

 

 

Publicação dos critérios de escalonamento: no final desta página, de acordo com cronograma divulgado pela SUPAC no calendário acadêmico disponível em https://supac.ufba.br/calendario-academico-0 .

 

Publicação do guia de matrícula na Web: até 06/03/2025.

 

Início das aulas (2025.1): 24/03/2025.

  

 
 

MATRÍCULA WEB

 

 

Período de solicitações de matrícula na Web pelo(a) estudante: 07 a 10/03/2025.

  • A matrícula na web é realizada, exclusivamente, pelo endereço www.siac.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso.

 

Consulta do resultado da matrícula na Web pelo(a) estudante: 12/03/2025, a partir das 17 h.

 

Aviso: O único mecanismo de envio de senha para o estudante é através do e-mail, sendo assim:

 

Caso você não tenha CPF nem e-mail cadastrado, procure o colegiado ou a CARE (Coordenação de Atendimento e Registros Estudantis) para atualizar o seu cadastro.

 

Caso você não tenha senha para acesso, pode obtê-la clicando no link "NÃO TENHO SENHA / ALTERAR SENHA" do site www.siac.ufba.br e você será redirecionado para o sistema SIUS - SISTEMA INTEGRADO DE USUÁRIOS E SERVIÇOS (www.sius.ufba.br), no qual você deverá seguir a orientação do sistema.

 

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: matriculaweb@ufba.br

 

Antes de fazer a solicitação:

 

Será necessário informar se você é uma pessoa com necessidades especiais, responda no campo adequado conforme a sua real condição, pois estamos construindo um cadastro para implementar a política de acessibilidade à educação superior para pessoas com necessidades especiais.

 

Acesse também o Sistema de Avaliação Docente/Discente  - SIAV (www.siav.ufba.br) e responda conforme seu entendimento. Trata-se do principal instrumento de avaliação discente/docente institucional, daí a importância de sua participação.

 

MATRÍCULA APÓS WEB






Curso

Formato de matrícula

Etapa

Datas e Horário

(PRESENCIAL)

Local

Eng. Civil

Presencial

(Nota 1)

(Nota 2)

Regular

17/03/2025

9:00h às 12:00h 14:00h às 17:00h

Sala 07.01.08

7º Andar

Ajuste

19/03/2025

9:00h às 12:00h 14:00h às 17:00h

Sala 07.01.08

7º Andar

Eng. de Minas

Presencial

(Nota 1)

Regular

17/03/25

08:00 às 11:30h

LABGRAD I

(5º andar)

Ajuste

19/03/25

08:00 às 11:30h

LABGRAD I

(5º andar)

Eng. Elétrica

Presencial

Regular

13/03/2025

9:00h às 12:00h 14:00h às 17:00h

 

14/03/2025

9:00h às 12:00h

DEEC

(4º andar)

Ajuste

19/03/2025

9:00h às 12:00h 14:00h às 17:00h

DEEC

(4º andar)

Eng. Mecânica

Presencial

(Nota 1)

Regular

17/03/2025

9:00h às 12:00h 13:30h às 16:00h

Sala 5.1.4 (LabInfo)

5º andar

Ajuste

19/03/2025

9:00h às 12:00h 13:30h às 16:00h

Sala 5.1.4 (LabInfo)

​5º andar

Eng. Química

Presencial

(Nota 1)

Regular

17/03/2025

9:00h às 12:00h 14:00h às 17:00h

LIDEQ II

(6º andar)

Ajuste

19/03/2025

9h00 às 12h00 14h00 às 17h00

LIDEQ II

(6º andar)

Eng. Sanitária e Ambiental

Presencial

(Nota 1)

Regular

17/03/2025

9h00 às 12h00 14:00h às 17:00h

DEA (Sala de reunião - 4º andar)

Ajuste

19/03/2025

9h00 às 12h00

DEA (Sala de reunião - 4º andar)

Eng. de Produção

Presencial

Regular

13/03/2025

18h30 às 21h00

Sala 5.1.4 (LabInfo)

5º andar

Presencial

Ajuste

19/03/2025

18h30 às 21h00

Sala 5.1.4 (LabInfo)

5º andar

Eng. da Computação

Remota

Regular

Formulário (veja orientações abaixo)

Ajuste

Eng. de Controle e Automação de Processos

Remota e Presencial

Regular

17/03/2025

17h às 20 h

Remota: Formulário (veja orientações abaixo)

Presencial: LIDEQ II (6º andar)

Presencial

Ajuste

19/03/2025

17h30 às 20h

LIDEQ ll

(6º andar)

Eng. de Agrimensura e Cartográfica

 

Remota e Presencial

Regular

14/03/2025

16h40 às 19h30

Remota: Formulário (veja orientações abaixo) 

 

Presencial: LIACI

(5º andar)

Presencial

Ajuste

19/03/2025

9h às 10h30

15h às 19h

Presencial: LIACI

(5º andar)

Eng. de Petróleo

Presencial

(Nota 1)

Regular

17/03/2025

09h00 às 11h30

Sala 03.03.10

3º andar

Ajuste

19/03/2025

08h00 às 11h30

Sala 03.03.10

3º andar

Tec. em Transporte Terrestre

Presencial

Regular

13/03/2025

18h30 às 20h30

Presencial no DETG

Presencial

Ajuste

19/03/2025

18h30 às 20h30

Presencial no DETG

Eng. de Transportes

Presencial

Ajuste

19/03/2025

16h00 às 18h00

Presencial no DETG

 

 

LEGENDA:

  • Regular: inscrição em turmas do guia de matrícula do seu curso e cadastro em demanda extra.

    • Demanda extra: solicitação de vaga em uma turma que não está no guia de matrícula do seu curso. Ela é importante para tentarmos a inclusão da turma solicitada antes do ajuste de matrícula.

  • Ajuste: inscrição em turmas, mesmo que não estejam no seu guia de matrícula.

  • Vagas Residuais: matrícula de estudantes que ingressam no curso através do edital de vagas residuais.

 

* Nota 1: Para os cursos Eng. de Agrimensura e Cartográfica, Eng. de Computação, Eng. de Controle e Automação de Processos, Eng. Mecânica, Eng. de Minas, Eng. Química, Eng. Sanitária e Ambiental, Eng. Civil e Eng. Petróleo  é possível solicitar  EXCLUSÃO de disciplinas através do formulário eletrônico.

* Nota 2: Para o Curso de Eng. Civil só serão excluídas, via formulário eletrônico, disciplinas/turmas que atendam à lista de demanda extra. Na Matrícula e Ajustes Presenciais do curso de Eng. Civil, é possível alterar/incluir/excluir disciplinas.

 

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REMOTA (FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS):

 

INCLUSÃO DE DISCIPLINAS (REGULAR E AJUSTE):

LINK PARA FORMULÁRIO DE INCLUSÃO: https://bit.ly/EPUFBA_Inclusão20251 (Acesse com seu e-mail @ufba).

Prazo para preenchimento do formulário: 12/03, 13/03 e 14/03 (até 12 h)

Orientações:

Apenas as(os) estudantes dos cursos a seguir podem solicitar inclusão de disciplinas através deste formulário: (i) Eng. de Agrimensura e Cartográfica, (ii) Eng. de Computação, (iii) Eng. de Controle e Automação de Processos.

Devem ser solicitadas TODAS as disciplinas que desejar incluir, inclusive as disciplinas e turmas de outros cursos. Total de 10 disciplinas.

Em caso de choque de horário, será realizada a substituição de disciplina somente nos casos de o aluno marcar aquela disciplina como prioridade no campo específico do formulário.

 

Demanda extra:

Eng. de controle e automação de processos: as disciplinas solicitadas pelo formulário, que não puderem ser atendidas na fase regular, serão cadastradas como demanda extra no SiacWeb. Dessa forma, só será possível cadastrar 1 turma em demanda extra por disciplina (mesma regra utilizada no SiacWeb). Portanto, exclusivamente para este curso, a demanda extra da Web será considerada (não havendo necessidade de duplicidade de pedidos).

Demais cursos em matrícula remota: A demanda extra cadastrada no SiacWeb será desconsiderada. Portanto, as disciplinas que não foram contempladas na WEB deverão ser solicitadas somente através do formulário de inclusão, conforme cronograma divulgado.

Processamento pelo Colegiado:

Fase regular 14/03. [Atendimento às turmas disponíveis no guia de matrícula do curso]

 

EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS:

LINK PARA FORMULÁRIO DE EXCLUSÃO (ver Nota 1): https://bit.ly/EPUFBA_Exclusão20251 (Acesse com seu e-mail @ufba).

Rodada 1: 

Prazo para preenchimento do formulário:  12/03, 13/03 e 14/03 (até 12 h)

Processamento da exclusão dia 14/03

AVISO: a(o) estudante que desejar trocar de turma em disciplina que já esteja matriculado, deverá solicitar a exclusão da matrícula através do formulário de exclusão, sem a garantia de inscrição na outra turma que solicitar.

Rodada 2:

Prazo para preenchimento do formulário: 20/03 a 21/03

Processamento da exclusão dia: 24/03

 

AVISOS: 

Os formulários de matrícula (inclusão e exclusão) são acessados somente pela sua conta @ufba.br! Assim, para preencher o formulário é necessário ter uma conta GSUITE UFBA. Caso ainda não tenha, acesse E UFBA bit.ly/EmailUFBA e saiba como fazer. As informações necessárias para solicitação são: nome, email UFBA (@ufba.br) e matrícula. 

  

 

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

Guias de matrícula: https://supac.ufba.br/guia-matricula-graduacao

Orientação sobre a inscrição em disciplinas de Física: https://drive.google.com/file/d/1hHEmTsA4ed8n_bCyDWH7g3HdXUWV5aUA/view?u...

Critérios de escalonamento: https://drive.google.com/file/d/1BMbIrccC_8t_LKMReiYrpwDRLdb9D9vj/view?u...

 

ESCALONAMENTOS POR CURSO (2025.1)

 

Clique no link para acessar

        

Engenharia Civil: /sites/eng.ufba.br/files/eng._civil_2025.1.pdf

Engenharia de Minas: /sites/eng.ufba.br/files/eng._minas_2025.1.pdf

Engenharia Elétrica: /sites/eng.ufba.br/files/eng._eletrica_2025.1.pdf

Engenharia Mecânica: /sites/eng.ufba.br/files/eng._mecanica_2025.1.pdf

Engenharia Química: /sites/eng.ufba.br/files/eng._quimica_2025.1.pdf

Engenharia Sanitária e Ambiental: /sites/eng.ufba.br/files/eng._sanitaria_e_ambiental_2025.1.pdf

Engenharia de Produção: /sites/eng.ufba.br/files/eng._producao_2025.1.pdf

Engenharia de Computação: /sites/eng.ufba.br/files/eng._computacao_2025.1.pdf

Engenharia de Controle e Automação de Processos: /sites/eng.ufba.br/files/eng._de_controle_e_automacao_2025.1.pdf

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: /sites/eng.ufba.br/files/eng._agrimensura_2025.1.pdf

Tecnologia em Transporte Terrestre: /sites/eng.ufba.br/files/transportes_terrestre_2025.1.pdf

Engenharia de Petróleo: /sites/eng.ufba.br/files/eng._de_petroleo_2025.1.pdf