Novo Curso: Engenharia de Petróleo

A UFBA lança em 2024 seu mais novo curso: a graduação em Engenharia de Petróleo, oferecida pela Escola Politécnica da UFBA, que estará entre as opções de matrícula no próximo Sisu para o primeiro semestre de 2024

Aprovado pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) em outubro deste ano, o novo curso surge a partir do desmembramento da habilitação em petróleo do curso de engenharia de minas, que é ofertada desde 2005 e já formou 107 engenheiros(as). Assim, a UFBA passa a contar com dois cursos de graduação independentes: engenharia de minas, que foi reformulado; e engenharia de petróleo, com a oferta de 30 vagas anuais – sendo 24 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e 6 vagas por meio do processo seletivo para egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI).

O processo de criação do curso teve início em 2018, e o currículo elaborado envolve componentes curriculares de 18 departamentos da UFBA, na Escola Politécnica e também no Instituto de Geociências, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Física, Instituto de Computação, Instituto de Química, entre outras unidades. Com duração de 10 semestres (5 anos), turno integral, modalidade presencial e carga horária de 3840h, o curso define entre as áreas de atuação dos egressos: engenharia de poço, engenharia de reservatórios, processo de produção, gestão ambiental e regulação.

Mais informações estão disponíveis no site www.eng.ufba.br ou através do e-mail: petroleo@ufba.br

Fonte: Edgard Digital
Leia a matéria completa em: https://www.edgardigital.ufba.br/?p=27722