Palestra Controle Preditivo aplicado ao controle de sistemas de energia renovável

Palestra: Controle Preditivo aplicado ao controle de sistemas de energia renovável

Data: 05/10/23

Horário: 09:00

Local: Auditório Leopoldo Amaral

Palestrante: Julio Elias Normey-Rico

Biografia resumida: Julio E. Normey-Rico obteve seu PhD em Robótica, Automática e Eletrônica na Universidad de Sevilla (Espanha-1999). Atualmente é Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da Universidade de Santa Catarina (Brasil). Também é pesquisador e membro do Comitê Consultivo de Engenharia Elétrica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq),
Coordenador do INCT Controle e Automação de Processos de Energia (inctenergia@contato.ufsc.br) e Coordenador do GPER Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (gper.ufsc.br).

Foi coordenador da formação de recursos humanos do Programa Agência Nacional do Petróleo (ANP PRH-34) (2006-2018) e Editor Associado das Revistas Control Eng. Practice (2007-2018) e Frontiers in Control Engineering (2020- ). Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Controle de rocessos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de controle com atraso, controladores PID e controle preditivo com aplicações em diversos setores industriais, principalmente em sistemas de energia. Publicou mais de 125 artigos em periódicos, três livros, vários capítulos de livros e orientou 65 doutorados/mestres.
Nos últimos vinte anos coordenou vários projetos de investigação com a indústria, participou como palestrante plenarista em várias conferências nacionais e internacionais e foi o presidente geral da conferência DYCOPS IFAC 2019.