Parceria entre Sema e UFBA promove bolsa de pós-graduação para catadores de materiais recicláveis

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Escola Politécnica e do Departamento de Engenharia Ambiental (DEA), oferece um curso de especialização em Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada (GERSI). Em sua quarta edição, o curso tem como objetivo responder às necessidades da grande maioria dos municípios na escolha de modelos de gestão de resíduos para sociedades sustentáveis.

O curso é voltado para profissionais graduados em Engenharia (civil, química, sanitária e ambiental, agronômica), Geologia, Geografia, Urbanismo, Arquitetura, Economia, Administração e Biologia, entre outras áreas afins. A especialização pretende formar técnicos de nível superior de setores públicos e privados na elaboração, implantação, controle e avaliação de projetos de gestão de resíduos sólidos municipais.

Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Territorial da Economia Circular (Prodeter) do Banco do Nordeste (BNB), foi oferecida uma bolsa de estudo para que um catador de materiais recicláveis pudesse ingressar na especialização promovida pela UFBA.

Sobre a iniciativa, o coordenador da Diretoria de Política e Planejamento Ambiental da Sema (DIPPA), João Paulo Ribeiro, reforçou a importância da atuação do Grupo de Trabalho (GT) de inclusão socioeconômica dos catadores, do qual a Sema participa ativamente. "É um curso também que tem um viés social, de fazer essa ação integrada socialmente, justamente com a inclusão desses públicos”, afirma o coordenador.

O professor e coordenador do curso, Maurício Fiuza, enfatizou a importância histórica da iniciativa para a Bahia e para o Brasil. “Antes de toda essa preocupação que hoje é cada vez mais forte do vínculo social com resíduos sólidos, há uns 15 anos atrás nós já tínhamos essa preocupação”, disse o coordenador, que também comentou sobre as impressões que teve nas ultimas edições do curso, em particular sobre as mudanças na forma de lidar com os resíduos sólidos.

“A gente não pode, hoje em dia, lidar com resíduos sólidos somente com aquela visão estreita de pegar o resíduo, fazer algum tipo de tratamento e de fazer a disposição final. Tem um componente muito forte, que é as cooperativas, que são os cooperados, que são recicladores, que fazem parte dessa roda do resíduo sólido”, completa.

Para os interessados em realizar o curso de especialização, as inscrições estão abertas até o dia 26 de março e as matrículas serão realizadas no período de 02 a 04 de abril. O inicio das aulas está previsto para o dia 19 de abril. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Escola Politécnica/UFBA Núcleo de Extensão da Escola Politécnica através do e-mail reijane@ufba.br ou neep@ufba.br.

Fonte: https://www.meioambiente.ba.gov.br/noticia/2024-03/16322/parceria-entre-...