UFBA desenvolve biodiesel a partir da reutilização do óleo de fritura

Nesta matéria, o professor Ednildo Torres, coordenador do Laboratório de Energia e Gás da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, fala sobre o processo de produção do biocombustível B100. O B100 é produzido a partir de óleo de gordura residual (ORG), que pode vir do azeite de dendê da baiana de acarajé ou das sobras do uso doméstico. O biodiesel foi utilizado para abastecer um dos veículos utilizado na Travessia Interoceânica que ocorreu no mês de Julho e percorreu quase 13 mil km da Bahia até o Peru. O professor Ednildo Torres ressalta que a UFBA está na vanguarda da pesquisa com biocombustíveis. "Do ponto de vista ambiental é muito favorável a utilização dos biocombustíveis, mas faltam políticas publicas. Isso depende de uma visão macro que o governo deve estabelecer para os próximos anos, porque há uma tendência e uma pressão nesse sentido", explica.